O físico Jason Cole pesquisou e descobriu uma fórmula que pode orientar você sobre o melhor lugar para posicionar o seu roteador. Ele começou estudando o que existe por trás da ciência do posicionamento do roteador na tentativa de impulsionar e melhorar o sinal Wi-Fi.
Jason primeiro observou a planta arquitetônica de sua casa, dando valores de refração às paredes e fez cálculos usando a equação de Helmholtz. Com isso ele pôde modelar as ondas eletromagnéticas que são emitidas pelo roteador e encontrar respostas muito interessantes.
Em seu blog chamado Almost Looks Like Work(Quase Parece Trabalho, em tradução livre), Jason descreve todos os cálculos e equações que usou.
Primeiro ele sugeriu que a melhor solução seria colocar o roteador no meio da sua casa, resultando em um sinal Wi-Fi melhor. Isso gerou um problema estético porque colocar o roteador exatamente no meio da sala não tem pontos de acesso para tomadas elétricas, além de ser antiestético.
Então, Jason modificou seu modelo matemático para levar em consideração a absorção das ondas nos materiais da parede, como concreto por exemplo, que impedem o fluxo de ondas perfeitas, formando assim uma onda estacionária.
Isso deu a ele um modelo a ser seguido. Finalmente, ele concluiu o que muitos de nós já suspeitávamos e nos parece óbvio: quanto mais longe você estiver do roteador, mais difícil será a conexão com ele.
Fonte: http://www.jornalciencia.com/qual-o-melhor-lugar-da-casa-para-colocar-seu-wi-fi-fisico-calculou-para-responder/